PORTUGUÊS –
1º ANO DO ENSINO MÉDIO –
3 º BIMESTRE/2010
Orientações gerais:
Apresentação do trabalho
Deverá ser digitado em papel em branco, formato A4; recomenda-se a fonte tamanha 12 para o texto.
Organização
Deverá conter:
1) Capa;
2) Folha de rosto;
3) Introdução;
4) Índice;
5) Desenvolvimento;
6) Referências bibliográficas;
7) Conclusão;
8) Anexos.
Conteúdos
Gêneros textuais:
1) A entrevista:
a) Cópia de uma entrevista com uma personalidade atual, publicada em jornais ou revistas de circulação nacional.
Gêneros literários:
1) CONTO: características;
2) TEXTO TEATRAL: características;
LITERATURA
1) O Quinhentismo no Brasil
a) Contexto histórico;
b) A literatura de informação;
c) A literatura de catequese;
2) O Barroco:
a) O contexto histórico;
b) Características do Barroco;
c) Principais escritores do Barroco (Portugal e Brasil): biografia, características de suas obras e principais obras;
AVALIAÇÃO
Estudar para a avaliação todo o conteúdo acima e os itens sobre o uso da língua relacionados a seguir:
a) Ortografia;
b) Verbos;
c) Regência verbal;
d) Concordância verbal e nominal;
e) Coesão textual.
REDAÇÃO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVA
A redação será realizada na escola no dia da avaliação.
ENTREGA: 20/09/2010
Professora responsável: Margareth Mª de Souza Somensari
– 4 º BIMESTRE/2010
Orientações gerais:
Apresentação do trabalho
Deverá ser digitado em papel em branco, formato A4; recomenda-se a fonte tamanha 12 para o texto.
Organização
Deverá conter:
9) Capa;
10) Folha de rosto;
11) Introdução;
12) Índice;
13) Desenvolvimento;
14) Referências bibliográficas;
15) Conclusão;
16) Anexos.
Conteúdos
Gêneros textuais:
2) A resenha:
a) Características;
b) Cópia de uma resenha de um livro, publicada em jornais ou revistas de circulação nacional.
Gêneros literários:
3) Crônica: características;
4) Cordel: características;
LITERATURA
3) O Arcadismo:
d) O contexto histórico;
e) Características do Arcadismo;
f) Principais escritores do Arcadismo (Portugal e Brasil): biografia, características de suas obras e principais obras;
AVALIAÇÃO
Estudar para a avaliação todo o conteúdo acima e os itens sobre o uso da língua relacionados a seguir:
f) Ortografia;
g) Pronomes e artigos;
h) Regência nominal;
i) Regência verbal;
j) Concordância verbal e nominal;
k) Coesão textual.
REDAÇÃO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVA
A redação será realizada na escola no dia da avaliação.
ENTREGA: 12/11/2010
Professora responsável: Margareth Mª de Souza Somensari
Nenhum comentário:
Postar um comentário