segunda-feira, 23 de agosto de 2010

PORTUGUÊS - 1º ANO - ENSINO MÉDIO

PORTUGUÊS –


1º ANO DO ENSINO MÉDIO –

3 º BIMESTRE/2010


Orientações gerais:



Apresentação do trabalho


Deverá ser digitado em papel em branco, formato A4; recomenda-se a fonte tamanha 12 para o texto.


Organização


Deverá conter:


1) Capa;


2) Folha de rosto;


3) Introdução;


4) Índice;


5) Desenvolvimento;


6) Referências bibliográficas;


7) Conclusão;


8) Anexos.


Conteúdos


 Gêneros textuais:


1) A entrevista:


a) Cópia de uma entrevista com uma personalidade atual, publicada em jornais ou revistas de circulação nacional.


 Gêneros literários:


1) CONTO: características;


2) TEXTO TEATRAL: características;






 LITERATURA


1) O Quinhentismo no Brasil


a) Contexto histórico;


b) A literatura de informação;


c) A literatura de catequese;


2) O Barroco:


a) O contexto histórico;


b) Características do Barroco;


c) Principais escritores do Barroco (Portugal e Brasil): biografia, características de suas obras e principais obras;


AVALIAÇÃO


Estudar para a avaliação todo o conteúdo acima e os itens sobre o uso da língua relacionados a seguir:


a) Ortografia;


b) Verbos;


c) Regência verbal;


d) Concordância verbal e nominal;


e) Coesão textual.


REDAÇÃO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVA


A redação será realizada na escola no dia da avaliação.

ENTREGA: 20/09/2010


Professora responsável: Margareth Mª de Souza Somensari




– 4 º BIMESTRE/2010


Orientações gerais:


Apresentação do trabalho


Deverá ser digitado em papel em branco, formato A4; recomenda-se a fonte tamanha 12 para o texto.


Organização


Deverá conter:


9) Capa;


10) Folha de rosto;


11) Introdução;


12) Índice;


13) Desenvolvimento;


14) Referências bibliográficas;


15) Conclusão;


16) Anexos.


Conteúdos


 Gêneros textuais:


2) A resenha:


a) Características;


b) Cópia de uma resenha de um livro, publicada em jornais ou revistas de circulação nacional.


 Gêneros literários:


3) Crônica: características;


4) Cordel: características;


 LITERATURA


3) O Arcadismo:


d) O contexto histórico;


e) Características do Arcadismo;


f) Principais escritores do Arcadismo (Portugal e Brasil): biografia, características de suas obras e principais obras;


AVALIAÇÃO


Estudar para a avaliação todo o conteúdo acima e os itens sobre o uso da língua relacionados a seguir:


f) Ortografia;


g) Pronomes e artigos;


h) Regência nominal;


i) Regência verbal;


j) Concordância verbal e nominal;


k) Coesão textual.


REDAÇÃO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVA


A redação será realizada na escola no dia da avaliação.


ENTREGA: 12/11/2010







Professora responsável: Margareth Mª de Souza Somensari











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário